Uma realidade cada vez mais presente em condomínios é o síndico profissional. Muitos condomínios, porém, têm dúvidas sobre como contratar o profissional com o perfil certo para o local, além de se certificar que o mesmo tem as habilidades necessárias para o cargo.
Como o síndico profissional será responsável civil e criminalmente pelo condomínio durante a sua gestão, é prudente se cercar de cuidados. E o primeiro deles são as indicações. A própria administradora pode indicar o currículo de alguns postulantes à vaga que julgue se encaixar no perfil do empreendimento.
Os síndicos profissionais hoje da COND UP, são registrados no CRA-ES.
O síndico profissional, surgiu com uma retificação do Art. 1347 do Código Civil, mais especificamente com a lei 10.406/02, a qual institui que a assembleia poderá eleger um síndico não condômino para a administração de prédios residenciais ou comerciais.
O condomínio deve ser visto como uma empresa, pois, assim como as empresas o síndico tem muitas responsabilidades legais, entre elas civil, criminal, trabalhista, previdenciária, tributária e ambiental.
O cumprimento de normas de segurança, o controle financeiro e dentre outras tarefas, o profissional deve ser capacitado para agir dentro destes setores, bem como administrar os conflitos internos, estudar o R.I. cumprir e fazer cumprir o mesmo.
Um bom síndico tem que saber tudo o que se passa no condomínio. Por isso, assim que assumir o posto, deve estudar a gestão antiga e conferir as prestações de conta, orçamentos, processos judiciais que estão correndo e problemas estruturais notados pelo antigo síndico.
Com a ajuda desses dados é possível ficar por dentro da situação, identificar acertos, falhas e traçar metas. Para controlar todas as contas de um condomínio e contribuir para qualidade de vida de seus moradores, não podemos esquecer que não pode faltar paciência, boa vontade e pulso firme.
Espera-se que um gestor tenha autoridade e bom senso. Não existe exigências quanto a formação, o ideal é que o candidato atue na área administrativa, recursos humanos ou direito.